quarta-feira, 23 de julho de 2008

PRAZER OU LEI DE SI MESMO

Falo-te da experiência do prazer, ainda que este seja filtrado pelo pensamento! Entendo que seja muito complicado falar-te daquilo que na sua verdadeira esfera é abismal, dando-se no imediato de si. Nada de patologias ou transfigurações maiores… Constituis uma dessas dimensões na grande dimensão da actividade livre do grande jogo da alma. Não te vou falar do caderno da alma e os desvios tresmalhados, mas disto que me direcciona, face à minha modéstia força ante o sentimento de prazer convertido, na admiração de um foco, ao que se obedece. Não te admires, mas toma em ti a felicidade que é possível e não derrames o fôlego do espírito nem coloques em causa o que não tem razão absoluta. Respeita e cumpre a palavra porque tentarei fazer o mesmo… já comecei. Doseamos o racional com o sentimento. Como sabes, o sublime arrasa e assinala momentos específicos de que não se pode dar conta! Perco-me! Viste isso! Será que dás conta de mim nesta cobertura que alimenta um outro tipo de conhecimento do prazer? Será? Nada de espanto! Encontramos nos obstáculos grandes experiências particulares, são estes dados que nos aproximam daquilo que fora dialogado parcialmente. Pouco ficou esclarecido… abriu-se uma fronteira que carece de elucidação face aos procedimentos em causa.
A alma tem o seu poder, ela afeiçoasse com as suas regras e os seus modos, integrando, traçando diversos caminhos da imagem, pela surpresa daquilo que está disponível. Este estado não conhece preenchimento definitivo, nada toma em si, mas exerce o núcleo da entrega. Entregamo-nos no momento para o momento, onde os sinais excluem o raciocínio. Agora falta preencher a rigor o entendimento da forma disso mesmo que me falaste pelo diálogo construtivo. O segredo do funcionamento do teu olhar neste diálogo ultrapassa a minha percepção, a minha imaginação… reside sim nesse foco um emblema, cuja imagem não consigo reproduzir na totalidade, escapa algo ao que me causa grande dificuldade. O julgar perde-se pela ausência de imagem, como a do teu sentir face ao meu. Não julgues muito, orienta o fim e ajusta-te do modo agradável…
A experiência alarga o olhar e vamos fazendo construções… a relação que temos é uma construção, onde buscamos um sentido, a orientação para o fim prazenteiro. Não será agradável?
O sentido do sentimento é interior ao sujeito onde a compreensão unifica determinados princípios de uma disposição específica em acordo com a produção das vontades e das intenções um dia fundadas. O fim foi o acordo… lembras? Isso. Perfeito! Apresento-me pela ideia da forma na conformidade do desejo, orientado pelo fogo da imaginação. Nada de derrubar o ponto de vista contingente, nada mesmo… sustenta aquilo que puseste à vista! Avança pela concretude e mantém-te como és no respectivo contexto de implicação; reavalia toda a situação porque nada mais do que isto para fundamentar todo o sentido evocado.
No seio do grande fogo não existem mais regras, somos a força do sentido no comportamento particular da lógica unificadora. Neste acordo, é bela a unificação dos parágrafos que construímos, fundindo o gosto e ultrapassando os critérios impostos, esses circunscritos à nossa revelia. Ilumina a dificuldade pela afeição, toma-te para lá do plano crítico.
Este diálogo produz a nova forma, a força exemplar, o concerto perfeito, o único, cujo trilho vivencial é singular, alimenta a leveza do encontro que não esgota… o prazer. Estamos em vida pelo prazer! O prazer é a lei de si mesmo, a esfera que não constitui outras representações. Não penses na forma, toma-te na acção da vontade e deixa o vulcão lançar as suas lavas… lá fora começa o calor e o tempo apresentará a verdadeira resposta que entendo ser insuficiente. Não prives lança-te no projecto tomado por acordo, o acordo vivencial do prazer que ilumina a dificuldade! O passado permite a reflexão e o presente é a verdadeira realidade daquilo que temos, o fundamento deste estar aqui.

Vila Franca de Xira, 23 de Julho de 2008 – 02:03h
Jorge Ferro Rosa, in Caderno da Alma

0 Comments: