sábado, 3 de novembro de 2007

Estatutos da Sociedade "Blogue das Artes"

Estatutos da Sociedade "Blogue Das Artes"

Art 1.º
Objecto

1 - O Blogue das Artes pretende ser um ponto de encontro cultural para todos aqueles que se interessam pelas artes.

Art 2.º
Aquisição da qualidade de sócio


1 - A qualidade de "sócio" é adquirida mediante convite dos sócios fundadores ou sob proposta a apresentar a estes, enviada via correio electrónico.
2 - O endereço a que se reporta o número anterior é o seguinte: bloguedasartes@gmail.com
3 - Os sócios fundadores são administradores da sociedade.

Art 3.º
Direitos e deveres dos sócios


1- Os sócios têm o direito de introduzir novas entradas sempre que o objecto se relacione com arte
2- Entende-se por arte, designadamente:
a) poesia,
b) prosa,
c) artes performativas
d) música
e) cinema
f) fotografia
g) artes manuais
h) artes plásticas
i) outras

3- Excepcionalmente poderá ser autorizada pelos sócios fundadores entradas com objecto diferente.
4 - Sempre que o material utilizado não pertencer ao sócio que o introduz, deve ser feita menção do respectivo autor, sob pena de procedimento disciplinar.
5 - Se o material tiver sido publicado na blogosfera, a menção deve ser acompanhada de link do blogue a que lhe corresponde.
6 - Sempre que o sócio introduzir uma entrada, deve colocar uma ou mais etiquetas, tentando integrar a entrada, se possível, nas etiquetas já existentes.

Art 4.º
1. O sócio tem uma quota mínima de introdução de entradas de uma por cada sete dias.
2. O número máximo de posts é de três por cada 24 horas.
3. Excepcionalmente poderá ser alargado, mediante autorização dos administradores.

Art 5.º
1. O sócio deverá colocar o link do Blogue das Artes em todos os blogues ou sites de que fizer parte.
2. O sócio deverá, nesses blogues e/ou sites, introduzir uma nova entrada dando a conhecer o Blogue das Artes.
3. O dever referido no número anterior entende-se como obrigação natural, não susceptível de qualquer sanção.

Art 6.º
Do Processo disciplinar


1. Ao sócio do Blogue das Artes pede-se um comportamento urbano e educado.
2. O desrespeito por este princípio, bem como o de outra regra enunciada nestes estatutos dará lugar a processo disciplinar
3. O processo tem três fases: Inquérito, Instrução, em que o sócio será ouvido e dirá o que lhe aprouver em sua defesa, e decisão final devidamente fundamentada.
4. As sanções são aplicadas segundo critérios de equidade.
5. As sanções são:
a) Repreensão
b) Repreensão registada (com publicidade no blogue)
c) Suspensão
e) Expulsão

Art 7.º

Os sócios fundadores têm o direito de, em caso de necessidade, convocar os restantes sócios para reuniões, nas quais se discutirão as orientações
a serem seguidas quanto aos conteúdos.

Art 8.º
Entrada em vigor


Estes Estatutos entram imediatamente em vigor


Em 3 de Novembro de 2007

Os sócios fundadores,

Tiago Nené e Duarte Temtem

23 Comments:

Anónimo said...

No Artigo 3º definem que artes podem ser consideradas como tal e omitem as Artes Plásticas, como a Pintura ou o Desenho? E a Arte digital?
E o que são "artes manuais"?
É lamentável que esta iniciativa que poderia ser positiva, porque, teoricamente nos faz crer que é bem intencionada, esteja, à partida, condenada pelas limitações dos seus autores...

Tiago Nené said...

o "anonimo" n sabe o que quer dizer "designadamente":)

deixemo-lo estar:)

será para sempre o Anónimo:)

Flávio Gonçalves said...

Saudações, li o vosso convite no http://registoprovisorio.blogspot.com no qual colaboro.

A arte com que lido mais é a banda desenhada (embora também tenha um passado ligado à música e ande a ver se publico o meu primeiro livro).

Se acharem que a banda desenhada poderá ser de interesse, o meu e-mail blogosférico é o flaviocapelo@gmail.com

Pequeno aparte, em algumas das páginas em que colaboro sou isso mesmo, um mero colaborador, não sou responsável pelos links que os webmasters e os directores/donos das páginas lá colocam (isto referente ao artigo da obrigatoriedade de linkagem).

Um abraço, e até breve,

Flávio Gonçalves

Anónimo said...

Tiago e Duarte,

primeiro meus parabéns pela iniciativa do blog.
Vi seu link no Francis!
Vim conferir, e sem querer polemizar, o Anônimo aí de cima tem razão, eu vim comentar exatamente isso, quando li seu REGULAMENTO, e dei com o comentário dele, e vossa resposta.
Ele tem razão em explicitar PINTURA DESENHO E ESCULTURA , sem serem consideradas artes manuais, que podem ser confundidas com ARTESANATO, que é muito diferente de ARTE. Sem falar na Street Art, ou nas mecânicas de tecnologia digital.
De qualquer forma, ampliando ou não os limites ou conceitos estatutários, estão de parabéns, e desejo muito sucesso para o novo Blog, que desde já será linkado no meu Varal, para poder acompanhar, do outro continente, o que vai rolar por esssas bandas!

Abraços,

Anónimo said...

É uma ideia, de facto, fantástica e bem acessível para os interessados.
Darei o meu melhor e estou disposta a aprender tudo o que puder sorver!
Um beijinho, bom trabalho!

DT said...

Caro Eduardo

Agradecemos a chamada de atenção, assim como a colocação do link para este espaço.

Um abraço

Titá said...

PArabéns pela iniciativo, que considero de grande utilidade cultural e de um espírito de iniciativa brilhante.

Sou de direito, foi-me fácil ler o Estatuto e nada tenho a observar.

Agradeço o convite. Sinceramente, deixou-me feliz. Não sei se estou à altura deste desafio e da qualidade dos que aqui participam, mas não poderei negar participar .

Desejo a todos uma boa tarde e...contem comigo.

Anónimo said...

Antes de nada mais, parabéns pela iniciativa; são sempre de louvar projectos deste género. Nós próprios temos neste momento um projecto com um fito semelhante (em marcha, por enquanto, apenas pelo ciber-mundo mas muito em breve num espaço físico): divulgar novos artistas, consumir cultura e, claro, fazer novas amizades.
Antes de nada mais, não podemos deixar de nos referir ao polémico artigo 3º do vosso estatuto. Realmente, é provável que o "anónimo" não saiba o que "designadamente" significa, assim como é provável que à Tita (que por ter um nick não deixa de ser anónima, tal como nós) tenha sido fácil ler o Estatuto (talvez por ser de Direito?) mas realmente, muita gente haverá que, provavelmente, não saberá o que "designadamente" significa nos termos dos textos legais. Todos usamos "designadamente" no nosso vocabulário quotidiano mas a letra da Lei tem esse dom fantástico de, por vezes, dar sentidos outros ao que julgamos entender facilmente. E obviamente, nem todos teremos tido, em algum momento da nossa vida, acesso ao estudo de Direito. Sugeríamos então que todos pensássemos nisto e que, quando alguém tem dúvidas, que façamos o nosso papel, urbana e educadamente, de as elucidar, na medida do possível.
Para terminar esta bíblia (:P), agradecemos (nós, gestores do Projecto Draculea, e eu, autor do poema) ao Tiago Nené o comentário que deixou no nosso blog e também o convite que nos endereçou. Fica a garantia de irmos pensar no assunto, pois apoiamos a vossa iniciativa a 100%; não aceitamos desde já pois o vosso estatuto e um pouco "rígido" e não temos certeza neste momento de podermos cumpri-lo à risca. Mas fica a palavra dada que vamos ponderar essa questão. Fica também a promessa de voltarmos mais vezes! Cumprimentos, Valter Ego & Úrsula Mestre

Green Tea said...

Acabei de ler o vosso convite. Sinto-me lisonjeada e grata, mas sobretudo curiosa.

Em primeiro lugar, não querendo passar a ideia de falsa modéstia, que condeno e rejeito, não julgo escrever de forma "suficientemente boa" (à la Winnicott) para poder contribuir para este blog. Sinceramente, não creio que escreva assim tão bem.

Em segundo lugar, para mim escrever é, por vezes, como respirar, e outras vezes, como abrir feridas e cicatrizes. Não o faço regularmente por desejo, mas por necessidade. Não sou dona do que escrevo, antes são as palavras que saem de mim como se não as conseguisse conter "cá dentro". Assim, nem sempre escorrem, e portanto, nem sempre poderia cumprir os requisitos de escrita impostos pela Sociedade.

Vou pôr o link nos meus blogs, eventualmente ainda hoje, e ponderar seriamente a questão. Ponderar é uma boa palavra. Não significa aceitar, nem recusar, nem adiar. Apenas isso, ponderar.

Obrigada por terem lido até ao fim :)

Chellot said...

Uma iniciativa que vale a pena conferir. Desejo que tudo corra bem ou que supere as expectativas.

Beijos de Lua e Sol.

António Monteiro said...

Boa tarde!
Achei interessantíssimo o v/ Blogue! Também sou de Artes mas não posso inscrever-me porque não posso cumprir com Artgº. 4 - "O sócio tem uma quota mínima de introdução de entradas de uma por cada sete dias." Neste momento, estou com uma única peça que me levará cerca de dois meses a ser concluída...
Os meus blogues: "http://restauros.blogspot.com/
http://dicas-de-artifice.blogspot.com/
http://fotos-de-restauros.blogspot.com/
dizem um pouco daquilo que faço desde a década de 80 a tempo parcial e agora a tempo inteiro.
Os meus cumprimentos.
António Monteiro

..:: Mia ::.. said...

oi...
Desculpem mas só agora vi o convite que me fizeram :D Fico grata e... gostaria de saber se posso postar alguma coisa...? ^^'

(... O meu problema é que não tenho escrito assim muito... portanto, o artigo 4º seria, talvez, difícil de seguir :0/ )

Balbino said...

Caro, Tiago, muito sucesso com o vosso blog.

vero said...

Olá boa noite! Fui gentilmente convidada pelo meu colega Tiago Nené a participar no vosso blog. Gostaria então de saber como o posso fazer... Beijinhos

Verónica Mendes

Maria RHenriques said...

Parabens pelo blog e ja agora tambem pela pagina ni hi5.
quanto a inciativa e aos estatutos que estive a ler parecem-me do melhor

Desejo-vos muito sucesso
e excelentes colaboraçoes

Abraços

Anónimo said...

Já tenho este blog nos meus favoritos mas só hoje me debrucei sobre ele. Parabéns pela iniciativa.
Escrevo um pouco... gostaria de fazer parte do blog... mas não sei se gostarão do que escrevo e... também não sei se poderei postar certinho de sete em sete dias. Talvez sim... talvez não...
Felicidades,porque maior sucesso não sei se haverá.
Hermínia

Anónimo said...

Iniciei recentemente a construção do meu pequeno blog, que também se direcciona para a área da arte e cultura. Não sei se de algum modo poderei colaborar com posts que vou escrevendo e possam interessar no vosso blog. Visitem http://marialynce.wordpress.com/

Unknown said...

boa ideia. a acompanhar. Vou colocar-vos nos meus blogs aconselhados

Anónimo said...

Parabens pela boa ideia. também tenho os meus blogs onde vou despejando as minhas artes. E assim que se pode distribuir cultura em Portugal. Vou por um link no meu blog. boa sorte

**Viver a Alma** said...

Vivam!
Tomei conhecimento do blog, através do "Estranho Estrangeiro" que acompanho...há determinados poemas e/ou prosas, que não se comentam. Sentem-se no silêncio e digerem-se a compasso do ritmo cardíaco - que não acelerado de preferência.
Gostava de saber se será necessário escrever para o mail que sugerem ou será que me autorizam a minha integrção por este meio, mais simples, já que estou aqui... - não é por preguiça, mas porque me dá jeito ás vezes accionar a "lei do menor esforço".
O meu nome não é Mariz porque este tem umsignificado especial, mas é Maria - como a maioria das mulheres - o que não deixa de ser especial também...
Se forem ao blog que elaborei - "com sangue, suor e lágrimas"..porque nao percebo paavina de informática - a minha arte de facto não é esta - embora ao fim de miutas tentativas a coisa lá saia.
EStá lá tudo o que eu sou/fui. Embora parada há uns anos, como prof. dança clássica, jazz e contemporânea, estou a aguardar um projecto de musicoterapia com a 3ªidade e criatividade na dança.
Escrever? Só no meu blog e mal...limto-me a passar o que vou aprendendo. Gosto de todo o tipo de arte, e suas ramificações: como cenários,figurinos,sonoplastia, iluminação - acho que determinada arte sem estas componentes...são ficaria completa.
E como já "falei muito", vou daqui embora.
Deixo uma a saudação silenciosa como asas no vento.
Sempre...
Mariz

(peço desculpa pelas gralhas, mas escrevo a turbo - ficou-me da técnica do piano... é como andar de bicileta... nunca se esquece - esborracho algumas teclas, não carrego suficientemente noutras...depois sai uma sopa de letras ilegível...conquanto, espero que tirem pelo sentido)
ah! também nunca revejo textos.

Anónimo said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Anónimo said...

Good post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.

duarte said...

Olá artistas. O meu nome é Duarte, tenho 14 anos e tambm tenho uma grande paixao pelas artes, nomeadamente o desenho, pintura,arquitectura, escultura, musica e com boa escrita lirica. Por isso, gostava de fazer parte desta interessante comunidade artistica, e se a minha idade não premitir provocar um grande espirito de "aceitação", o meu blogue pode ajudar-me:
www.desenhomisto.blogspot.com
se não me aceitarem, tudo bem, masde uma maneira ou de outra, o meu blogue estará sempre em funcionamento e quem sabe, estes dois blogs ainda podem revolucionar um historico de arte em Portugal. Por isso, deixando esta proposta, desejo boa sorte para continuarem a desenvolver este blogue de sucesso.
Cumprimentos,
Duarte