segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Amizades Profundas - parte 2

I

Onde eu queria perder-me, numa Lua distante do corpo, dentro do coração. Não é preciso que estejas aqui, ao meu lado para te sentir dentro de mim.

Desculpa-me se não te falo da morte, das desgraças alheias, das vergonhas que proliferam por esse mundo fora, hoje apetece-me divagar num mundo diferente, aquele que o Willie Wonka me apresentou, um dia sentado numa sala de cinema, escura, para que pudesse estudar melhor a lição que ele me queria transmitir. Podes dizer que estou louco, que o Willie Wonka não existe, mas deixa-me que te diga, nunca estive tão lúcido na minha vida de nervos e inquietas frustrações e sim, o Willie Wonka existe, e os buracos negros também, e só temos que ouvir o nosso próprio respirar, sentir a nossa pulsação para optar pela melhor solução. Acreditas?

A terra se calhar já gira ao contrário e os relógios nunca mostraram a hora certa, mas quando passeava pelas ruas desertas, apesar das multidões escondidas na sua solidã, olhava para a frente e via um arco-íris, algumas crianças a brincarem, sem medo das proíbições, de serem internadas pela sua natural infantilidade. Sabes, não havia guerras, nem canhões, o He-Man e a playstation eram meras miragens, e na hora do recreio todos tinham a merenda que traziam de casa, onde não havia miséria, nem a falta de um qualquer afago. Apenas utopia. E achas que é mau ser utópico? Para que serve a vida então?

Vivemos na desgraça das segundas-feiras



- Ena que chatice, amanhã é dia de trabalho!



quando há quem não tenha Domingo, sangue suficiente nas mãos para aquecer o seu próprio coração, apenas os restos da embalagem onde estava um frigorífico, na porta da sede de uma multinacional, tapados até à cabeça e nem nos desviamos para ver se a imobilidade se deve ao frio, ou à morte ter sido a ultima visita, antes de passarmos por lá...



- Que vergonha, isto! Capitalistas é o que provocam à sociedade!

- Engano o seu, o anterior presidente da Câmara era comunista, esses bandalhos que comem criancinhas ao pequeno-almoço...

- Cale essa boca imunda, sua porca!

- Ai que horror! Ai que horror! Já não há respeito pelos mais velhos!

- Querias o Salazar não é minha mula?

- Havias de falar assim...

- Xô... põe-te na sarjeta que é lá o teu lugar...

-Ó da guarda, ó da guarda!!! Estou a ser violada!!! Aiiiiiiii!

- Mula! - entre-dentes e a destapar o sem-abrigo que afinal estava vivo!



II

Seguia caminho naquelas avenidas cheias de pessoas que caminhavam rumo à malfadada rotina de que tanto se queixavam, mas nada faziam para mudar.

Estava na Avenida de Roma, vislumbrava ao longe o Teatro Maria Matos, era dia de concerto, A Naifa ia lá tocar e na fronteira do perigo de um meliante a correr com a mala de uma senhora já com pouca mobilidade, parei, deixei-o passar e segui para o Teatro. Afinal também tinha a minha indiferença pelos males do mundo. Reconhecera a velha como sendo aquela que clamava pelo Salazar, sal e azar como já ouvira noutras ocasiões.

- Minha querida, não estás mesmo farta de ver A Naifa?

- Não, nunca, jamais em tempo algum, vamos lá ver se desta vez eles tocam a Fé... e Deus queira que ela continue sem se conseguir masturbar....

- Eh, Eh, Eh, havia de ser bonito...



Do show apenas me lembro da companhia da minha amiga e do começo a sós da Mitó 'porque me traíste tanto', lindo, como linda é a sua mão dócil, macia e que um dia ia perdendo para sempre! Depois a música perfeita para o Festival da Eurovisão: A Desfolhada, ainda melhor na voz celestial da Mitó



III

Ah e tu que estás aí a ler isto, procura nos traços de uma memória intensa quantas vezes te lembras de uma mão, seja ela macia ou curtida pelo tempo. Apenas te digo que só me dá a mão quem não se proíbe de viver e eu gosto mesmo dessa luta: VIVER... acredita é contagiante para quem te rodeia!

MM

em: Silêncios Ensurdecedores

0 Comments: