terça-feira, 6 de novembro de 2007

Materiais Diversos procura performers para "Um Espectaculo de Merda"

Procuramos actores, actrizes e técnicos de ambos os sexos para integrar o elenco do espectáculo-performance não remunerado «Um Espectáculo de Merda» a ser apresentado publicamente 4 noites seguidas em meados do mês de Dezembro em local a definir.

O conceito deste «espectáculo-performance» consiste em construir rapidamente uma performance teatral urgente que surge como resposta a esta permanente situação de precaridade que a classe artística enfrenta. Será um manifesto em modo teatral que questiona até que ponto a arte é importante para um país que não protege os seus artistas e técnicos, que à medida que passam os anos, vêem a sua situação social e económica a piorar.
Como é sabido, será votada no dia 13 de Novembro uma lei falsa que, aparentemente vai responder às necessidades desta classe, mas só aparentemente porque nada do que está decretado nesta lei vai efectivamente melhorar a situação, mas pelo contrário vai piorá-la. Aquilo a que se chama: «tapar o sol com a peneira» ou «Mandar areia para os olhos» é o que os políticos deste governo querem fazer ao ignorar os manifestos que se seguiram depois da publicação desta lei e levá-la adiante para a assembleia no próximo dia 13. É incrível a capacidade que estes últimos governos têm de se auto-destruir com medidas peregrinas que só revelam, ou total falta de conhecimento sobre o que são as condições de produção artística em Portugal, ou desleixe e falta de interesse nesta área. É também de notar que a ideia de «artista-pobre» ou «artista-marginal» permaneça no séc.XXI em Portugal quando em outros países da Europa se tenta contrariar e provar que a disciplina artística é uma disciplina essencial para a formação das sociedades e da própria identidade e economia dos países. Levantamos então as seguintes questões: O que será preciso fazer para mudar esta situação que parece afundar-se cada vez mais? Serão as manifestações políticas eficazes num período da História adormecido politicamente, em que prolifera o individualismo e já não se luta por grupos sociais? Não será o artista um ser digno de ter um estatuto como os médicos ou advogados? Porque nos tratam assim? Porque nos perseguem?

Esta «manifestação» terá a direcção artística de Martim Pedroso e a produção da Materiais Diversos. Os interessados deverão enviar um email para prod@materiaisdiversos.com a explicar o seu interesse/motivação em participar num evento destes. Devem também referir nesse email que aceitam fazer o trabalho sem remuneração.

A qualquer altura serão publicados no blog da Materiais Diversos (www.materiaisdiversos.blogspot.com) o período de ensaios e datas de apresentação.

0 Comments: